segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aula 5-Relação Texto e Imagem

Aula 5-Relação Texto e Imagem


     Olá meus leitores queridos, semana passada não postei por conta do feriado do dia 21 de abril (Dia de Tiradentes) que foi na terça feira e como eu estava viajando emendei o final de semana com ele, além de não ter havido aula na segunda passada.
      Porém, voltando a rotina, aqui estou eu novamente. E hoje refletiremos sobre as relações texto/imagem para o trabalho da escrita e da leitura.
     A aula começou com a continuação da resolução de uma atividade passada na aula anterior, onde nela analisaríamos a relação texto/imagem e identificaríamos a forma de discurso apresentado na manchete da matéria.
      Em seguida tivemos o "Roda de Conversa" e desta vez nossas colegas: Daniele, Sonilany e Flávia apresentaram seus livros que respectivamente foram: "O Alquimista" de Paulo Coelho, "O caçador de Pipas" de Khaled Hosseini e "O Manipulador" de Jhon Grisham.
     Hoje, não podemos relevar as imagens que acompanham algo que foi dito, elas na maioria das vezes complementam, ironizam ou contradizem o que foi abordado. Diante da Teoria dos Multiletramentos ou Letramentos não podemos olhar como simples leitores e identificar somente o código ou a informação básica, devemos analisar levando em consideração os contextos socioeconômicos e culturais de uma forma mais ampla agindo e interagindo e desencadeando reações. Ao analisarmos um texto devemos levar sempre em consideração três contextos básicos: a entoação avaliativa que são os valores, os contextos extraverbais (amplos, históricos, culturais, econômicos, imediatos) e os elementos da materialidade que são a linguagem verbal explícita e os outros tipos de linguagens como a não-verbal, ou seja, imagens.
     E por hoje é só meus queridos, espero ter mostrado um pouco de como é analisar um texto levando em consideração principalmente a teoria dos Multiletramentos e relacionar o texto às imagens. Até a próxima segunda que talvez não haverá post pelo fato da prova. Toda a sorte de Deus pra mim e pros meus amigos e até a próxima. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário