segunda-feira, 13 de abril de 2015

Aula 4-O Discurso Citado para A Construção de Sentidos na Leitura

Aula 4-O Discurso Citado para A Construção de Sentidos na Leitura


     Olá meus leitores amados! Minha aula hoje começou com uma pergunta bastante interessante: "O que é ler e escrever dentro das perspectivas estudadas?". Bom, ler e escrever não é somente decifrar o código mas sim compreender e observar os problemas impostos dentro de um contexto mais amplo da sociedade, ler e escrever é enxergar na escrita e na oralidade a relação com as ideologias e os contextos sociais subentendidos e apresentados. Usar a linguagem é se posicionar.
      Depois de termos refletido e respondido a esta pegunta, relemos a crônica de Ruben Alves: "As mil e uma noite". A partir da leitura foi elaborado um pequeno esquema no quadro pela professora para pudéssemos observar os tipos de discursos estudados, analisando a atribuição do discurso direto, indireto e a forma híbrida.
esquema crítico
     Em seguida, tivemos o "Roda de Conversa" e desta vez como tinha falado no post anterior  iria apresentar meu livro. A primeira a se apresentar foi Letícia com seu livro: "Não Nascemos Prontos" de Mário Sérgio Cortela,  logo depois foi minha vez, apesentei o livro "Fallen" de Lauren Kate e está série me encanta muito, além do enredo desenvolvido pela autora a forma como ela escreve é encantadora. E além disso amo literatura inglesa! Depois que apresentei meu livro foi a vez de Graciela com seu livro:"O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux e por último, Jhonatan apresentou o livro: "O Menino Que Via Demônios" de Carolyn Jess-Cooke.
     Depois de um breve intervalo tivemos um exercício que começou a ser realizado na sala e por conta da hora foi adiado para a próxima aula. O exercício foi a respeito de uma manchete do jornal "Folha de São Paulo do dia 14 de agosto de 2002, porém o que mais foi analisado não foi o contexto da matéria e sim a forma estrutural levando em consideração as formas de discurso.
     Esse foi mais breve resumo de como foi minha aula, agradeço por acompanhar meus posts e boa semana e feriado! Até a próxima aula! Abraços. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário